Decorar a casa sabendo escolher os elementos certos é que nem decidir os ingredientes para a receita de um bolo – importantíssimo. A gente já falou sobre como as linhas retas deixam o ambiente mais sério, formal, e já deu pra perceber que uma curvinha besta, no lugar de uma quina viva, já faz toda a diferença para trazer mais aconchego, não foi? É que na Natureza quase não vemos linhas realmente retas. Os desenhos das folhas, das flores, dos troncos das árvores e corpos dos animais, do percurso de rios e das margens dos lagos, até das ondas do mar e das nuvens são sempre combinações de curvas. É por isso que curvas mais livres nos remetem a algo mais natural, aconchegante e suave, algo mais real, mesmo.
Agora repara no banheiro da última foto. O espelho e o móvel são em linhas e ângulos bem retos, fazendo um contraste interessante com as linhas orgânicas do acabamento da parede e da cuba. A mistura de brilho metálico, louça branca e madeira escura também traz um lindo contraste reforçando um conceito super sofisticado e moderno.
Quando estilizamos um pouco essas curvas e as transformamos em linhas sinuosas e mais controladas, continuamos transmitindo a sensação de movimento e liberdade, mas adicionamos um quê de artificial, de humano. Nosso olhar continua escorregando sobre essas ondas de uma forma suave, mas agora com um pouco mais de controle. Um efeito que lembra o que vimos dos ângulos retos em comparação aos cantos arredondados. Essas curvas trazem sensualidade para um ambiente mais sóbrio.
O auge desse controle é o círculo, uma forma geométrica perfeita e simétrica, super racional, mas que ao mesmo tempo simboliza um movimento infinito, o sol, os ciclos do tempo, da vida e dos astros. O uso de círculos na decoração promove essa fluidez, mas ao mesmo tempo, mantém um link com a racionalidade e com a perfeição. Móveis da sala organizados em círculo ou uma mesa de jantar redonda promovem o diálogo e a interação entre as pessoas, fazem a conversa fluir. Mas fica tudo amarradinho, nada fora do controle, nada livre e solto demais.
Agora experimente, em vez de simplificar as curvas, sobrepor várias delas, exagerar nos detalhes dessas linhas e usá-las como a própria decoração. Você pode chegar em estilos bem luxuosos e que remetem à aristocracia francesa, como o rococó.
Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11
Bolos: Todos no meu álbum do Pinterest