Nossa casa é a extensão de quem a gente é, do nosso jeito, dos nossos gostos e referências, quem sabe nossa auto-imagem ou até os nossos sonhos e fantasias. O importante é que ela sempre diz algo sobre quem mora ali, mesmo que você não perceba ou tenha feito escolhas conscientes. É que nem a roupa que a gente escolhe a cada dia. Ela escancara nossas emoções e intenções pra todo mundo ver. Um pretinho básico e discreto passa um recado bem diferente de uma mini saia de paetês ou de um longo super estampado. Calça jeans e camiseta também diz algo bem diferente de uma bermuda bege com tênis e meia. Rabo de cavalo, brinco discreto ou maxi colar, bolsa enorme ou celular pendurado no cinto… cada escolha mostra alguma coisa do dono, não é, não?
Eu adoro fazer essas análises no mundo da decoração. E imaginar quem mora nas casas que eu vejo por aí. Quem é aquela pessoa que mora ali, o que faz da vida, se é feliz, se gosta de música clássica ou de heavy metal, se toma vinho ou cerveja, se vai pra balada, se chama os amigos pra jogar Imagem & Ação em casa ou se simplesmente gosta de curtir seu espaço sozinha, em paz. Vem viajar comigo!
Se eu fosse adivinhar, neste apartamento urbano mora uma família bem sucedida financeiramente, que veio de uma cidade do interior e de uma vida sem frescuras. Eles mantêm a simplicidade como valor e sentem saudades da vista pela janela de uma bela paisagem, da liberdade de uma casa que não precisa de cortinas e de sentir os pés descalços no chão. Carregam com eles somente o essencial, valorizam a arte e a cultura, a tecnologia, uma boa música e um bate papo informal. Arriscaria dizer que trabalham em um jornal ou revista sobre variedades e estão prestes a ter o primeiro filho. Você vê mais alguma coisa?
Já esta casa de arquitetura super moderna parece inspirada nos antigos palácios luxuosos. Gente de família tradicional e que adora receber festas mais formais, regadas a vinho e caviar. Consigo imaginar que os moradores são um casal cujos filhos já foram morar sozinhos mas voltam para os almoços de fim de semana. Ele pode ser diretor de uma empresa da família e ela uma designer de jóias, será? Ou será que é uma grande família cheia de crianças?
Já esta sala me remete imediatamente a uma executiva do mundo da moda, uma mulher moderna e urbana, que faz tudo a pé nas redondezas da sua casa, um bairro bem agitado. Mora sozinha, de vez em quando trabalha de casa, adora ler um livro na companhia do seu mini cachorro e sua diversão favorita é um happy hour com os amigos, sentados ao redor de uma mesinha de metal na calçada, de preferência na esquina da sua rua. Parece com alguém que você conhece?
E o que será que sua casa diz sobre você? Olha pra ela e faz esse exercício, depois conta pra gente nos comentários, adooooro saber :)
Todas as imagens vieram do site de um fotógrafo bárbaro: Max Zambelli